Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Capitão Chorão!

Quando vi a foto de David Luiz, os longos cabelos desarrumados, olhos vermelhos, boca em desalinho, chorando, não tive como não lembrar de nossos velhos capitãesBellini, Mauro, Carlos Alberto, viris, dignos, senhores do oficio. Digo, sem nenhuma reserva: Futebol, na amplitude da seriedade com que é encarado no Brasil e no Mundo, é pra Homem. Mulher e criança podem jogar, mas ai é passa-tempo, distração curiosa e pândega. Em campo,  jogando em solo brasileiro, estavam onze moleques amedrontados, acovardados.

João Saldanha, quando convidado a ser técnico em 1.970, como uma das primeiras providências ao assumir, mandou parar com o tratamento "canarinho" dado aos jogadores e a Seleção. Mandou avisar que seus jogadores eram feras e, não o delicado e saltitante passarinho. Saldanha era homem sem medo e, sem papas na língua na época avisava que futebol não era coisa pra mulher. Em divertido arrazoado, discutindo com Jaguar e outros caras do Pasquim, argumentou: "E, na cobrança de falta? Como é que faz? O homem  tem de defender o saco. A mulher tem dois seios e, o útero." Saldanha, errou. O jogador de futebol, homem, ao menos quando jogasse na seleção, tem de defender o saco e a honra... Podem ter saco mas, alguns  devem usar para urinar. A honra esta depositada em bancos europeus... Saldanha não foi campeão em 70. Era comunista de carteirinha, ou melhor, de Livro Vermelho do Grande Timoneiro Mao, e acabou defenestrado por Médici, sob a alegação de que este queria Dario de centro-avante. Saldanha não aceitou a escalação, pegou o chapéu e, foi-se. Deixou a seleção classificada e escalada para Zagalo ser campeão.

Não gosto de tanta bolinação entre jogadores. Em um dos jogos, um sujeito preto enfiou os dedos por entre a cabeleira do anjinho-bibelô David Luiz e, achei que ia sair o tal selinho (puta que pariu... selinho!). Outros, ajoelham-se e pedem a algum deus que ajude no resultado. Fique de pé, fdpNão se deve misturar esporte, politica e, religião. Deus, se existir, é cara ocupado.  guerras e muita fome nesse mundo pra ele perder tempo com  uma multidão de azarados assistindo 22 sujeitos corrrendo atrás de uma bola. Agora, ai estão dois papas, um argentino e outro alemão, com as respectivas seleçoes a se enfrentarem. De que lado o Homem fica? Do lado brasileiro é que não foi...

Leio em toda parte que, esses 7 x 1 vão servir para que o Brasil acorde e tome tenência da miserável situacao em que vive desde sempre. Que idiotice! Quem me dera a solução para a inconsciência brasileira fosse uma goleada germânica! Esse pensamento  serve para mostrar que a alienação é cronica, e burra. Não  nada errado em tudo isso. Esse povo tem exatamente o que merece!