Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

U-2 ... U-tah

Assisti, ontem a noite, a apresentação do U-2, aqui em Salt Lake City. Foi no estádio da Universidade de Utah. Alguém poderá estar a se perguntar "...que diabos faz o U-2 em SLC?". Não sei e, não tive a oportunidade perguntar a nenhum deles a razão pela qual dezenas de imensos caminhões percorreram milhas e milhas de estrada, para desembarcar as toneladas de estruturas de aço que compõem o cenário dessa turnê a que chamam de 360 graus. Além de informar que aqui, também, circula o dólar, direi somente que a Universidade de Utah teve dois ganhadores de Premio Nobel, sendo o mais recente em 2007 e, goza de grande respeito na área de Medicina. Foi fundada em 1850, 46 anos antes de Utah deixar de ser Território e, tornar-se um estado da federação americana. Não sei se Bono sabe dessas coisas e, por isso mesmo escolheu, pela 3a. vez, Salt Lake City para soltar sua inconfundível voz que, tanto canta, quanto protesta seu inconformismo com algumas das muitas coisas erradas que o U-2 anda a ver mundo afora e adentro.

O U-2 com seu idealista e carismático líder, forma uma curiosa entidade, talvez sem precedentes na historia de bandas musicais. Desde "Sunday Bloody Sunday", passando por "Daddy's Gonna Pay For Your Crashed Car", até "Beautiful Day", o U-2 criou e dominou largo espaço na política, na música e, nos costumes. Critica ditaduras mas, não se limita a escrever letras ácidas desancando regimes e líderes políticos dos quais não gosta mas, vai ao encontro destes e poem a boca - não diria no trombone - mas, no microfone. Bono já se queixou de que ganha dinheiro demais e, até com uma certa culpa, em seus shows vive a agradecer os fans presentes e ausentes, por terem proporcionado ao grupo a confortável vida que levam mas, não deixa de criticar os filhinhos-de-papai e, aos que reclamam da vida, sem razão, sempre que pode. Admiravelmente para estes tempos, é um conservador, assim como, em maior ou menor grau, os outros membros do grupo. Não usa drogas, não aparece fumando e, vive com a mesma mulher e a mesma família desde sempre. Religioso, boa parte das musicas que compôs, teve influência nas origens religiosas; pai católico e mãe anglicana. Até hoje, não tenho notícias de que Bono tenha investido, nem tempo e nem dinheiro, na causa "gay". Investe sim; furiosamente, contra a fome na Africa, a ausência de liberdade de toda sorte onde quer que esta falte, e na propagação dos nomes das pessoas as quais admira, tais como Mandela e Aung San Suu Kiy. E, é justamente este conservadorismo humanista "fora-de-moda", que proporciona a banda a credibilidade e o sucesso dos quais goza. É difícil em meio a imensa corrente liberal que hoje atropela a humanidade, resistir ao apelo de fazer sucesso fácil e imediato, defendendo causas "fashion" tais como os direitos civis de GLS, as virtudes da maconha, e o direito de ser feliz a qualquer custo. O U-2 navega contra a corrente e, recebe os aplausos dos passageiros da Nau da Insensatez que navega em direcao contrária, cujos passageiros tem vontade mas, não tem caráter, gana, disposição, para fazer a longa volta nesse oceano de enganos e retornar ao curso correto.

Não creio que o U-2 pretenda liderar a humanidade para qualquer direção que seja. Tudo indica que Bono é, simplesmente, um cristão convicto, um pouco assustado com a fortuna rápida e inesperada que amealhou. Procura fazer a parte que lhe toca como ser humano, participante que é deste imenso show que é a vida, onde poucos fazem e uma imensa maioria limita-se a aplaudir ou criticar. E, faz muito bem. Sócio-politica a parte, os caras fazem um som sideral e contagiante. Impossível, ainda que por um momento, não acreditar que a vida pode ser muito melhor, também, nas fronteiras além-mar das Américas e Zooropa...

sábado, 14 de maio de 2011

Pedido de Ajuda...

Velho amigo, pede-me ajuda em situação verdadeiramente complicada. Sua carta e, minha resposta:





"Recorro a você para pedir conselho num dilema muito sério.

Eu tenho uma namorada que eu amo intensamente e quero casar com ela. O meu problema tem a ver com a minha família, eu tenho receio que a minha gata não se identifique e isso gere conflitos no nosso relacionamento.

Papai é chefe do tráfico e tem atuação muito forte no PT aqui no Rio. Ele conheceu a minha mãe numa casa de tolerância e conseguiu tirá-la dessa vida. Hoje ela tem sua própria zona com mais de duzentas mulheres e homens, e não precisa mais exercer esse trabalho pessoalmente, só de vez em quando pra se manter sempre por dentro das tendências do mercado.

Tenho três irmãos e duas irmãs que eu conheço pessoalmente, provavelmente haverao mais que eu nao conheço. O mais velho é Deputado. O segundo tinha problema, mas mudou muito de vida depois que cumpriu a pena por sequestro e estupro e hoje é bispo da Igreja Universal , já ressuscitou mais de catorze mortos e curou mais de 3.000 aidéticos e vive bem com a graça de Deus com suas quatro esposas em Jurerê Internacional. 

Meu terceiro irmão abandonou a milícia que ele comandava no Complexo do Alemão, se arrependeu dos presuntos que ele tem no currículo, saiu do armário faz uns oito meses e hoje é travesti e trabalha na rua do Jóquei em São Paulo, mas ele faz só ativo. Apesar de ter virado a casaca e largado o Mengão pra virar curintiano por causa do Ronaldo, ele é um menino bom e não causa preocupação na família. A gente vê que ele tá bem encaminhado. 

A minha irmã mais velha casou com o avô da ex-namorada dela, que está em estado vegetativo por causa de um derrame que ele teve quando o bicho pegou na época do mensalão. Ela abriu sua própria empresa em parceria com um sindicato, um despachante e um cartório, e hoje vende autopeças procedentes de veículos desaparecidos de outros Estados. E a minha irmã caçulinha trabalha de dia como atriz nas Brasileirinhas e de noite ajuda a mamãe, só que ainda na fase do atendimento direto ao cliente, pra poder pegar o know-how do negócio a partir da base.

Bom, a minha pergunta é a seguinte: Minha namorada sabe de tudo isso, com excessao de um fato, pelo qual eu temo sua reaçao.

Você acha que eu devo revelar de uma vez ou ir revelando pouco a pouco pra minha namorada que eu tenho um irmão Deputado? Morro de medo que isso seja chocante de mais...

Pois é Bosco, agradeço sua resposta que, tenho certeza servirá para orientar-me da melhor forma possivel.

Por favor, encaminhe a resposta para o Centro de Meditação Bangu II."

Segue minha considerada resposta ao amigo:


Prezado, seu caso é, mesmo, de difícil solução. Espero que não desanime mas, sim que, persevere. Afinal, você tem uma ótima família a seu lado e,  desvios, ainda que graves como é o caso de seu irmão, são compreensiveis; devemos aceitá-los e, ir adiante. É o que o Brasil tem feito em casos assim, desde sempre. Alguns chamam de impunidade. Eu prefiro entender como insofismável prova de tolerância. A apoiar o que digo e, também para ajudá-lo na desigual peleja na qual você está envolvido, envio-lhe os seguintes fatos para que vc tente comover sua noiva a ingressar nessa honrada família:

- Atualmente, 513 outros grupamentos brasileiros (eram famílias), sofrem o mesmo dano moral, e vivem bem, sem apresentar nenhum dano psicológico estrutural, afora a desconfiança de que são vitimas, natural em atividades que requeiram idoneidade, como bingos, jogos de domino, divisão de despesas em restaurantes e convescotes, ou doações a igreja quando estas requerem que o doador enfie a mão na sacolinha do sacristão e, outras atividades menores, de difícil classificação. Devo registrar, sim, que, as vezes, ateiam fogo em índios e mendigos e, metem-se em desinteligências em ambientes públicos, principalmente com outros freqüentadores de restaurantes, ocasião em que se poem a chutar portas de automóveis; enfim, tornam-se agressivos mas, isto são fatos menores e, não tem importância decisiva em nossa análise.

- A cada 4 anos, essa desgraça se abate sobre outras famílias. Contando-se os delinqüentes ativos, os inativos - assim feitos por ultrapassarem os limites de canalhice aceitáveis (e olhe que o Brasil tem fronteiras quase que inatingíveis, quando se trata de canalhice no trato da, assim chamada, "coisa pública") - a descendência dos mortos e desaparecidos, os de exílio voluntário e confortável, e os que resolveram por delinquir em outras denominações como a senancia, burgomestrias, pretorias e, todos os assemelhados que, de uma forma ou de outra, vivem do erário publico sem prestar os serviços pelos quais são nababescamente pagos; tudo somado, meu caro amigo, restarão poucas pessoas no pais que possam vir a causar constrangimento a sua eleita.

- A vergonha não se resume ao cargo ocupado por seu irmão mais velho. Atinge da mesma maneira e, com igual gravidade, a qualquer cidadão que venture nos pantanais da politica.

- Por último, procure, com paciência e determinação, convencer a seu irmão mais velho a arrefecer, diluir a má imagem que ora envergonha sua decente família, defendendo causas de indubitável utilidade publica. A título de colaboração mas, não limitado a estas, cito a defesa do direito ao aborto de maneira irrestrita. Um filão que seu nobre irmão pode explorar e, no qual será pioneiro: O direito de gays ao aborto! Sim, porque não demorará e teremos homossexuais do sexo masculino gerando filhos involuntários, provenientes de simples descuidos a estupros. A estes, seu irmão poderá garantir o direito de aborto, custeado pela "viúva", claro! Não precisa dizer que a idéia não é dele, embora esse cuidado ético seja desnecessário, tratando-se de seu irmão e do cargo que ora esta a ocupar, pelo que me desculpo. Poderá também, defender a abertura de "casas de massagem" zoofilicas. Afinal, os animais também são seres humanos, como bem sentenciou um colega (de seu irmão), ex-ministro. Enfim, as possibilidades são quase que infinitas e, tenho certeza, seu irmão poderá contar com ampla assessoria e suporte a explorá-las. É assim que o Brasil vence e avança. Seja incisivo e, de um xeque mate nas dúvidas que corrompem sua noiva: Se não me ama, ao menos ame o Brasil mas, não me deixe! Case comigo pelo bem da Nação e, assim garantiremos a construção da casa de moças na qual está a se tornar o pais!