Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Meu voto em Obama!


Porque vou votar em Obama:

Primeiramente, neste país ainda é possível escolher entre duas pessoas decentes. Em poucos lugares do mundo isto acontece. Assim, não vejo diferenças radicais entre os dois candidatos. Taxar Obama de socialista, é o mesmo que chamar George Bush de comunista albanês, por ter me enviado 600 dólares para que eu estimulasse a economia... Assim, o ganhador de meu humilde voto, vence por um nariz de diferença. Da primeira vez em que votei em Obama, calou fundo, no Dia dos Pais, a conclamação que fez a todos os maridos que abandonaram seus lares, com especial ênfase para os pais afro-americanos, para que voltassem para casa e, cuidassem de suas famílias. Mas, deixemos de fazer média e, vai aqui, a quem possa interessar, as razões de meu  voto em Barack Obama:

  • Em tópico caríssimo a todas as pessoas; o desemprêgo, Obama venceu meu voto neste segundo debate ao declarar com exponencial clareza que, alguns trabalhos que foram "exportados", devido a mão-de-obra mais barata, para países como Índia e China, jamais voltarão. Quem dependia desses trabalhos deve entender a mensagem e, voltar para a escola. É uma verdade dura mas, é a verdade. Tão verdade quanto ao fato de que, são remotas as chances de ver-se americanos voltando a trabalhar na lavoura, com enxadas...  E, nada de ficar esperando que o Estado resolva seu problema. Para quem tem espírito de luta, há ainda oportunidades enormes de educar-se, de adquirir conhecimentos técnicos que lhe garantam emprego.
  • Obama tem a clara visão de que essa crise não é uma crise que possa ser classificada como, simplesmente, recessão. Não é uma crise de capitalismo ou socialismo. É uma crise de dimensões estruturais que vai muito além de fundamentos economicos e, envolve profundamente o caráter das pessoas que estão a gerir as empresas americanas. É, alem de economica, uma crise de justiça. Banqueiros não podem arrastar o país para o fundo do poço, e não receber punições severas. Veja o útimo capitulo dessa nojeira; a manipulação pelos bancos das taxas da Libor. É tarefa para legisladores, democratas, republicanos, independentes e, dependentes também, executarem, sem demora.

Quanto a Romney, é um homem decente. Nada foi dito ate agora, que possa significar o contrário, ao menos enquanto cães não adquirirem a faculdade da fala. Entretanto, lembra-me a velha imagem do cowboy, decente, honesto e desastrado. Ao levantar da mesa de convidados, sempre enrosca a espora na orla da toalha, jogando tudo que esta na mesa, ao chão. Seus desarranjos verbais, tem origem em confusões mentais. Gasta muito tempo a explicar que não disse o que disse e, estadistas não tem tempo para isso. Até agora não explicou em detalhes o que fará  com o Obamacare, que é lei aprovada. Nem de longe penso na possibilidade de que Romney venha a desobedecer leis. Não creio que venha contar com maioria suficiente para derrubar o que ai está. Então, o que fará? Não respondeu. Em tempo: Enquanto eu não souber de onde virão os recursos para a implementação dessa lei, sou contra. Assim, como sou contra o aborto; para mim um assassinato, salvo uma ou duas exceções. Mas, isso, além de um problema legal, é em grande porção, um problema de consciência e, nem tanto do Estado. Admira-me que um número enorme de pessoas apoie assassinatos. Realmente, não cabe em minha cabeça e, jamais caberá....
Por último, acho que Romney não decidiu, ainda, se é republicano moderado, radical, tea party, independente... Não sei a quem irá ter de agradar quando, e se, chegar lá. O líder do senado americano, mórmon, não gosta de Romney, desancando-o além do razoável. Quanto a Obama, sei bem o que esperar de bom e de ruim. A economia, na visão do mais duro e HONESTO crítico, não tem piorado. Em minha visão e, na de pessoas mais importantes também, tem apresentado melhoras, com modesta queda do desemprêgo e, tímidos avanços na construção de casas. Para quem enfrentou uma das piores recessões que já assolou este pais, não está tao mal....
A terminar, Obama, acima de quaisquer resultados, é uma lição viva de integração de raças que os EUA deu ao mundo. Negros são 10% da população neste pais. Quando sai do Brasil em 2001, fazia muito pouco tempo que o Exército brasileiro tinha promovido seu primeiro general de 4 estrêlas, negro... Republicanos, por favor, não vão lá dizer que a eleição de Obama é mérito de V. Sas. somente, hein!

Nenhum comentário: