Páginas

domingo, 16 de junho de 2013

Vinte Centavos!

Irônicamente, por módico preço, míseros vinte centavos - o governo vendeu o sossêgo no qual assaltava o país... Para desgosto petista, o tiro no pé foi dado por um prefeito do PT, em estado governado por partido adversário, o PSDB. A primeira vista, ardilosa e não planejada trama que, caiu como uma bomba no quintal de Dilma e, como uma dádiva dos céus - estaria aceita tivesse vindo dos Infernos - nas searas do PSDB e adversários petistas. 

Entretanto, não há muito o que festejar, por mais contraditório esse comentário possa soar. Se não, vejamos:

Mostrando o nível de falta de educação politica do brasileiro, a gota d'água NÃO FOI:

A PEC 37;
Deputados condenados, voltando ao Congresso; 
Maluf tendo de devolver dinheiro a cofres públicos, sob força de lei estrangeira e, depois, a justiça de seu próprio país não tomar providências;
Lula escapar do julgamento do Mensalão; 
Pessoas sendo incendiadas;
A falência da Petrobrás;
A roubalheira no desvio do Velho Chico; enquanto o nordestino cumpre sua sina maldita de flagelado pela seca.
Não foi a morte de 25 crianças em 12 dias, em Belém do Pará, por falta de pré-natal...

E, o motivo não foi alguma das tantas outras falcatruas, de toda sorte e natureza,  as quais tem desgraçado a vida do brasileiro. Foram, sim, simples 20 centavos subtraídos de bolsos miseráveis, quando, possivelmente, há razões técnicas para o aumento das passagens de ônibus.

Aprendi que, quando algo começa errado, não terminará de maneira certa. São muitos os desacertos e, era de se esperar que os poderes constituídos deles tomassem conta, dando satisfação adequada as expectativas da Nação. Não aconteceu. Ao contrário, o que se viu como resposta foram, no mínimo, indiferença e insanidades como essa PEC 37, verdadeiro indulto antecipado a quem quiser praticar bandidagem valendo-se do cargo de parlamentar.

A boa ordem recomenda que o povo eleja seus representantes e, esses trabalhem na direção dos anseios de seus representados. Não tem acontecido assim. Os eleitos tão logo tomam posse, passam a trabalhar em 2 projetos: enriquecer de maneira não ética e/ou criminosa e, permanecer no poder a qualquer custo. Os eleitores, que esperem. O Congresso brasileiro é uma bacanal. Não digo prostíbulo, porque esse obedece a determinada ordem para agradar seus clientes, coisa com que o Congresso não tem se preocupado: Agradar a quem o elegeu. Há ali um sem número de condenados, sofrendo processo; coronéis que administram currais eleitorais, gente completamente despreparada para a função, mal-intencionados, criminosos abrigados no título de deputado e/ou senador, foragidos de potenciais condenações e, outras aberrações impossíveis de serem aceitas em país que pretenda vencer no cenário mundial.

Agora, ai estão essas multidões buscando os resultados que lhes negaram seus eleitos. Pergunto: São pessoas decentes, corretas, honradas, honestas? Respondo: O Congresso é o espelho de quem o elegeu. É uma legião tentando corrigir os enganos que cometeu ao votar.  Correções não são fáceis de fazer. Requerem muito mais trabalho do que fazer direito pela primeira vez; todos temos alguma experiência nisso. Possuímos extraordinário know-how em cometer erros. O Pais, se sinceramente analisado, é um erro de mais de 500 anos. Alguém dirá: somos a 6a. maior economia mundial. Eu direi: Esse número mostra muito mais o tamanho de nossos enganos, do que de nossos acertos. Se considerarmos os recursos naturais do país e, todo potencial disponível aos que aqui começaram há 500 anos atrás, temos sido extremamente incompetentes ao administrar tamanha riqueza. Então, somos o sexto maior incompetente do mundo. Países com recursos assemelhados, e de história muito mais recente; Canadá, Austrália, EUA, estão muito melhor posicionados. Foram mais competentes em administrar as vantagens naturais que encontraram. Hoje, o que temos é um pais sendo saqueado por nacionais e estrangeiros.

Há muitas pessoas bem intencionadas entre os manifestantes. Mas, receio que os mal-intencionados possam ser maioria. Ou que, no mínimo, haja uma minoria mais atuante que sobreporá suas ambições condenáveis, aos legítimos anseios da maioria decente, caso essa exista. Já aconteceu antes, muitas vezes e, em passado recente. Dizem que os militares de 64 tinham boa intenção ao nos livrar dos esquerdistas. Os Infernos, é sempre bom lembrar, estão cheios de bem intencionados. Agora, vamos de novo! O bravo povo brasileiro em ação, para se livrar dos esquerdistas reincidentes, fazendo o que deveria ter sido feito pelos deputados e senadores, os quais elegeram... Será uma longa luta, não tenho a menor dúvida disso. Nesse script de uma tragédia, está faltando um morto, como o estudante Edson, lá no Rio, na Revolução de 64... Depois, é um salve-se quem puder... 

A História se repete, isso também é verdade mas, o povo pouco está se lixando pela História. Lá na frente, a gente resolve... Deus é brasileiro... O Brasil é maior do que o buraco... Hoje tem Seleção...e, por ai vão os motes que temos declamado como mantra ou maldição, séculos afora, desde sempre...

Uma vez, punguista bateu a carteira de Chico Buarque, onde haviam 20 cruzeiros e o retrato de mau sinado amor. Chico achou barato o preço pago para se livrar da amada que o maltratava. Eu acho barato 20 centavos; preço que o Brasil tem de pagar pelo ônibus que o leve a Bom Futuro... Não perca a condução, cidadão!

Nenhum comentário: