Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O silêncio dos santos...


Tenho grande admiração pelas pessoas que perseveram, mesmo, sob grandes dificuldades. Entretanto, não tenho nenhum sentimento positivo diante do esforço que Sua “Santidade” faz para manter certa aparência de dignidade, nesta que é uma época de grande significado para a comunidade católica, qual seja, a Páscoa. Não entendo ser, pena/constrangimento, um sentimento positivo. Leio que Bento XVI, na mensagem que dirigiu aos fiéis, pela enésima vez, condena a prática do aborto. Em tempos em que estamos a proteger tigres, ursos polares, baleias e insetos; gasta-se milhões com alimentos e medicamentos para animais de estimação, entendo que devemos, sim, proteger fetos. Coloco argumentos tão rasos, para facilitar, penso, a compreensão de meu arrazoado. Voltando as recomendações de Sua Santidade, seu silêncio a respeito dos milhares de casos de pedofilia envolvendo seus funcionários, é patifaria. A veemência com que Joseph Ratzinger - seu verdadeiro nome -  ataca os métodos não naturais de contracepção e, o aborto, não tem correspondência com a omissão que dedica aos crimes de pedofilia, cometidos por sacerdotes da Instituição religiosa da qual é chefe. Quando penso em certos dogmas católicos como, por exemplo, a Infabilidade Papal, sinto engulhos... Posso garantir que já dediquei razoável parte de meu tempo, tentando entender a coerência da Igreja ao tratar destes e outros assuntos com os quais vive a se meter. Sua longa tolerância para com os padres pedófilos, só tem explicação se visto como método anticoncepcional “natural” e, de trôco, ainda previne indesejáveis e pecaminosos abortos. Engenhosos esses padres, não? Estou aguardando para saber qual é o método utilizado pelas freiras...
Recentemente, vi aqui em Utah, uma belíssima igreja católica de arquitetura “spanish mission”, a venda. Vindo eu de país maciçamente católico, fiquei consternado com o fato. Mais ainda, quando passei novamente pelo local e, lá estava somente o buraco das fundações do que, durante mais de um século, foi uma imponente igreja... Hoje, compreendo e presto homenagem, a visão do responsável pela liquidação do templo. Foi uma premonição. Recomendo a Bento XVI que faça o mesmo com todos os prédios católicos ao redor do planeta e, use os fundos arrecadados para indenizar as milhares de vítimas sabidas e a saber. A Baviera é um lugar, dizem, aprazível. Com certeza, bom local para exilar-se e auto impor-se voto de silêncio, já que Sua Santidade decidiu por calar-se. Que nos poupe de suas hipocrisias calando-se de vez e, entregando o assunto a polícia.
Erradicou-se a praga do comunismo. O capitalismo, teve de ceder terreno a maciça intervenção do estado, mesmo em sua Meca, os EUA. Rússia e EUA, mais uma vez fazem cortes respeitáveis em seus arsenais nucleares. Finalmente, as maiores potências do mundo acordaram quanto as sanções a serem impostas ao Iran, por conta de suas ambições nucleares e, de “varrer” Israel do mapa. Enfim, ainda que desajeitadamente, o mundo tem feito avanços em direção a paz. Se olharmos, com olhos de ver, para as regiões do Planeta onde localizam-se as guerras, iremos constatar que todas elas tem como motivação, diferenças religiosas. Não tenho a menor dúvida ao propor: Por amor a Deus, acabem com as religiões!

Nenhum comentário: