Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Imperatriz na UTI !

Certos fatos denunciados pela mídia, boa parte das vezes, requerem informações suplementares, para que possam ser compreendidas com a  necessária clareza. Outras, são de obvieidade chocante, a ponto de causarem insuportável indignação, os tais "rigorosos inquéritos" e "investigações adicionais". É justo que todos possam se defender, não somente por uma questão de prática e exercício de boa Justiça mas porque, acima de tudo, é necessário que o  verdadeiro culpado seja punido. Entretanto, beira a suspeição os exagerados cuidados que se observa quando a denuncia envolve figuras publicas. A Policia Federal tem feito um bom trabalho que, muitas vezes, acaba em nada. Perde-se no cipoal de chicanas espertamente armados por advogados especializados em defender corruptos. Sim, a corrupção tornou-se uma área do direito. É gritante a desproporção Bons Advogados de Defesa X Procuradores do Ministério Publico quando o ramo corrupção é comparado ao ramo criminal. Recente exemplo, foi a atuação do promotor Francisco Cembranelli, que levou a condenação do casal Nardoni. Agora, para nausear o já enojado cidadão, vem ai Fernando Sarney, o administrador dos bens da familia da Fazenda Maranhão. Fernando tem 13 milhões de dólares bloqueados na Suíça, a pedido da Justiça brasileira. A fortuna  não foi declarada a Receita Federal. O caso envolve falsificação de importações para possibilitar remessas de divisas ao exterior e, outras surradas falcatruas. A ausência de punição, encoraja a repetição do golpe, qual velho truque de ilusionista diante de enfadada platéia...
Quase que simultaneamente, também da Fazenda Maranhão, chegam as seguintes noticias (FSP), as quais reproduzo abaixo:

Morre a 16ª criança que esperava UTI no Maranhão.

A carência de vagas de UTI em Imperatriz (636 km de São Luís), segunda maior cidade do Maranhão, extrapolou a possibilidade de ação da Justiça. A avaliação é do juiz Delvan Tavares, da Vara da Infância e Juventude, responsável por várias das decisões que exigiram a transferência de doentes para leitos de terapia intensiva .
A Prefeitura de Imperatriz, o governo estadual e a União já foram confrontados inúmeras vezes pelo Ministério Público sobre a falta de UTIs na cidade. Desde 2006, corre na Justiça Federal uma ação civil pública cujo objetivo é obrigar os três a construírem novos leitos intensivos em Imperatriz. Até hoje, nada saiu do papel.
Para o magistrado, a situação é "muito cômoda" para o município. Como as ordens judiciais determinam que os hospitais privados recebam os pacientes, a prefeitura não se vê obrigada a construir novos leitos.
A questão é complexa, diz o prefeito Sebastião Madeira (PSDB). "Como vamos construir UTI se não temos dinheiro nem para o dia a dia?"

Soa estranho, surrealisticamente cruel,  comparar as frases:
O bloqueio ocorreu quando Fernando tentava enviar recursos da Suíça para Liechtenstein, paraíso fiscal. 
A carência de vagas de UTI em Imperatriz (636 km de São Luís), segunda maior cidade do Maranhão, extrapolou a possibilidade de ação da Justiça.
Suiça, Liechtenstein, Imperatriz, Maranhão... tudo a ver... melancólico.

Pergunto-me quantos "bons políticos"  elegemos em décadas passadas, em eleições que provocaram grande paixão na sociedade? Foram episódios de "mocinho" X "bandidos". Quercia X Maluf, Tancredo X Maluf, Montoro X Maluf, Brizola X Moreira Franco, Lula X Collor e, tantos outros que elegemos com a esperança de que as coisas mudassem. Com raras exceções, a maioria nos decepcionou. É bom lembrar que, desde 1966, o clã Sarney - Murad, Lobao, Ribamar (sim; teve outro), e outros Honoráveis Bandidos -...teve oportunidades de melhorar a vida do "gado" maranhense, que lhes deu o leite com o qual fizeram um belo queijo suíço!!! Às crianças maranhenses, os lençóis de areia a lhes cobrir o corpo inerte...

Bosco

(Foto, capa do livro Honoraveis
Bandidos de Palmerio Doria)