
Quase que simultaneamente, também da Fazenda Maranhão, chegam as seguintes noticias (FSP), as quais reproduzo abaixo:
Morre a 16ª criança que esperava UTI no Maranhão.
A carência de vagas de UTI em Imperatriz (636 km de São Luís), segunda maior cidade do Maranhão, extrapolou a possibilidade de ação da Justiça. A avaliação é do juiz Delvan Tavares, da Vara da Infância e Juventude, responsável por várias das decisões que exigiram a transferência de doentes para leitos de terapia intensiva .
A Prefeitura de Imperatriz, o governo estadual e a União já foram confrontados inúmeras vezes pelo Ministério Público sobre a falta de UTIs na cidade. Desde 2006, corre na Justiça Federal uma ação civil pública cujo objetivo é obrigar os três a construírem novos leitos intensivos em Imperatriz. Até hoje, nada saiu do papel.
Para o magistrado, a situação é "muito cômoda" para o município. Como as ordens judiciais determinam que os hospitais privados recebam os pacientes, a prefeitura não se vê obrigada a construir novos leitos.
A questão é complexa, diz o prefeito Sebastião Madeira (PSDB). "Como vamos construir UTI se não temos dinheiro nem para o dia a dia?"
Soa estranho, surrealisticamente cruel, comparar as frases:
O bloqueio ocorreu quando Fernando tentava enviar recursos da Suíça para Liechtenstein, paraíso fiscal.
A carência de vagas de UTI em Imperatriz (636 km de São Luís), segunda maior cidade do Maranhão, extrapolou a possibilidade de ação da Justiça.
Suiça, Liechtenstein, Imperatriz, Maranhão... tudo a ver... melancólico.
Pergunto-me quantos "bons políticos" elegemos em décadas passadas, em eleições que provocaram grande paixão na sociedade? Foram episódios de "mocinho" X "bandidos". Quercia X Maluf, Tancredo X Maluf, Montoro X Maluf, Brizola X Moreira Franco, Lula X Collor e, tantos outros que elegemos com a esperança de que as coisas mudassem. Com raras exceções, a maioria nos decepcionou. É bom lembrar que, desde 1966, o clã Sarney - Murad, Lobao, Ribamar (sim; teve outro), e outros Honoráveis Bandidos -...teve oportunidades de melhorar a vida do "gado" maranhense, que lhes deu o leite com o qual fizeram um belo queijo suíço!!! Às crianças maranhenses, os lençóis de areia a lhes cobrir o corpo inerte...
Bosco
(Foto, capa do livro Honoraveis
Bandidos de Palmerio Doria)
Bandidos de Palmerio Doria)