Páginas

domingo, 21 de março de 2010

BBB - Big Brother Bonifacio...

José Bonifácio de Oliveira “Boninho” concedeu entrevista a Folha. Falou do programa Big Brother Brasil, do qual é diretor. Extraí da entrevista, algumas declarações de Boninho. Declarações que constituem um verdadeiro alerta para a solerte sociedade brasileira, sempre exigente quando se trata de selecionar o que a televisão irá trazer para dentro de seus lares. A ver:
“A televisão brasileira é muito poderosa, a penetração da TV na população é muito forte, então, há uma geração que já nasceu assistindo a esse programa e se preparando para participar dele.”
Boninho faz abaixo uma constatação grave. O futuro, a depender das novas gerações – e depende! – não é nada animador. Confira:
"BIG BROTHER não é cultura, não é um programa que propõe debates. É um jogo cruel, em que o público decide quem sai. Ele dá o poder de o cara que está em casa ir matando pessoas, cortando cabeças.”
Que ninguém se diga enganado. É tocante a sinceridade de Bonifácio. A única dúvida; inquietante dúvida: Estaria Bonifácio praticando a virtude da sinceridade ou, fala o que vem a cabeça, sem reservas, confiando no alto grau de imbecilidade de quem o ouve/lê? Julgue você mesmo:

“Você tem um melhor amigo na casa, mas ele é o seu maior inimigo. Ele está competindo com você. Só um dos dois vai ficar com o dinheiro. É muito cruel. A gente quer sempre provocar o pior neles, nunca o melhor.”
Aqui, o entrevistado, pedagógicamente, explica os sofisticados métodos utilizados no programa. De novo, impressiona a sinceridade:
"O Big Brother, para a minha equipe de seleção, não é um jogo de experiência científica, é só um jogo. Não nos afeta, não nos chama a atenção a hora em que o cara fica acuado ou fica psicológicamente afetado por alguma coisa e pode virar um monstro.”
Claro, é só uma brincadeirinha... Entenda as regras:

“Só penso no sucesso do jogo. Tem alguns que me ligam, de quem sou amigo. Mas digo sempre: quando vejo um "big brother", atravesso a rua. Não é maldade. Mas é que não me apego. Eu os encaro como peças de um produto, de um jogo.”
Quanta sensibilidade. Emociona o alto grau de humanidade do entrevistado. Fica evidente a confiança que Boninho deposita na capacidade bossalizante da Televisão.  Não há a menor preocupação quanto ao impacto das declarações. Confira o plano:
”Queremos dividir os participantes por regiões. Podemos ter pequenos "BBBs" em cada região e, depois, trazê-los para a casa nova. Seriam cinco casas com seis pessoas, de onde sairiam os finalistas. Entre o final de dezembro e o começo de janeiro, teríamos um micro-"Big Brother" para cada região.”
Aí. está, bem definida, a estratégia de ocupação total; Oiapoque ao Chuí... Está nas entrelinhas que Boninho prevê a conquista da audiência de todos os quadrantes do planeta. O Brasil será transformado em uma imensa casa de Big Brother, para o resto do mundo aplaudir...
Boninho conta com o maciço apoio de nossas autoridades, encarregadas de desgraçar o sistema educacional do Pais, única coisa que fazem com grande competência... Afinal, tanto ele como os políticos, tem na massa ignorante a matéria-prima básica para perpetuação da Grande Senzala.
O nome dele é José Bonifácio... Já não se faz mais Bonifácios como antigamente... já tivemos melhores!

Nenhum comentário: